Modelo de prática clínica baseado no Conceito Neuroevolutivo Contemporâneo – Bobath
Ana Paula Nogueira
O modelo de prática clínica baseado no Conceito Neuroevolutivo Contemporâneo – Bobath é utilizado por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que trabalham com pessoas com desordens motoras e do movimento, além de deficiências associadas que muitas vezes acompanham estas alterações.
É uma abordagem com o pensamento na resolução de problemas baseado em informações coletadas por meio da queixa de funcionalidade, exame físico, observações clínicas, avaliação de capacidade funcional em tarefas específicas e análise do movimento, bem como, o impacto da restrição de participação no desempenho destas pessoas em sua vida cotidiana. Tanto a avaliação quanto as estratégias de intervenção estão fundamentadas nos princípios da neuroplasticidade, da neurociência em constante evolução; nos aspectos relacionados ao controle motor, desenvolvimento e aprendizagem motora.
Este diagrama, que está publicado por Bierman et al. (2016), no livro Neuro-Developmental Treatment: A guide to NDT Clinical Practice, nos direciona para o raciocínio clinico e compreensão desta abordagem.
Dá um print, amplia e envia para os amigos que querem conhecer mais sobre o Conceito Neuroevolutivo Contemporâneo – Bobath.
It’s really a great and useful piece of information. I’m happy that you shared this useful info with us. Please keep us up to date like this. Thank you for sharing.