Necessidades Complexas de Comunicação no Conceito Bobath

conceito bobath
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por Vanessa Gouvêa

 

A American Speech-Langueg-Hearing Asocciation (ASHA), define a Comunicação Alternativa (CA) como “a área da prática clínica que se destina a compensar (temporária ou permanentemente) os prejuízos ou incapacidades dos indivíduos com severos distúrbios da comunicação expressiva ” – ASHA, 1991.

A Comunicação Suplementar e Alternativa destina-se a indivíduos com necessidades complexas de comunicação, sejam estas, permanentes ou não. Ela pode apresentar-se sob diversas formas: pranchas com figuras, língua de sinais, equipamentos de tecnologia assistiva que facilitam o acesso de diferentes formas.

Comunicar-se faz parte da essência humana e o acesso à comunicação torna-se um direito social, pois o ser humano se comunica para interagir e interage através da comunicação. O fonoaudiólogo, profissional da Saúde habilitado a avaliar e tratar as Necessidades Complexas de Comunicação, prescreve o Sistema mais adequado, cria estratégias, organiza o vocabulário e incrementa o Sistema de Comunicação Suplementar de acordo com as necessidades individuais de cada sujeito usuário da CA.

O conceito Bobath é um conceito que engloba múltiplos sistemas e que utiliza princípios centrados na CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), na neuroplasticidade e na análise de tarefa, sendo portanto, um conceito focado na participação do indivíduo no ambiente ao qual está inserido e na resolução de problemas.

A Comunicação Suplementar e Alternativa portanto auxilia o indivíduo a participar ativamente das atividades do seu meio social contribuindo com comentários, pedidos, perguntas e tantas outras funções de linguagem inerentes ao ser humano, que o tornam único e o alçam a posição de um indivíduo completo, com desejos, ideias e opiniões. Além disso, a Comunicação Suplementar e Alternativa auxilia na organização da linguagem tanto expressiva quanto receptiva, sendo uma forte ferramenta para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo.

Quando realizada através sistemas robustos, a Comunicação Suplementar e Alternativa, permite que o indivíduo participe de forma ativa de conversas e trocas de ideias coincidindo com um dos principais princípios do conceito Bobath , a funcionalidade, ou seja a intenção do indivíduo ao se comunicar constituindo assim uma ferramenta de soluções de problemas que é também um dos princípios básicos do Bobath Contemporâneo.

O Fonoaudiólogo formado pelo Conceito Neuroevolutivo Bobath, avalia o indivíduo como um todo, traçando metas comunicativas viáveis para aquele indivíduo, além de indicar a melhor forma de acesso, que pode ser de um simples apontar até um sistema de alta tecnologia com varredura visual.

Por ser dinâmica e individualizada, a Comunicação Suplementar e Alternativa que tem o Conceito Bobath como base, permite que o indivíduo possa de fato estar incluído em seu meio acadêmico, afetivo e social.

 

Bibliografia

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DELAGRACIA, J.D. Desenvolvimento de um protocolo para a avaliação de habilidades comunicativas para alunos não-falantes em situação familiar. 168f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação)- Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.

ARAÚJO, R. C. T; DELIBERATO, D.; BRACCIALLI, L. P. A comunicação alternativa como área do conhecimento nos cursos da educação e da saúde. In: DELIBERATO, D.; GONÇALVES, M. J.; MACEDO, E. C. (Org.). Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. 1ª ed. São Paulo: MEMNON Edições Científicas, v.1, p. 275-284,2009

BEUKELMAN, D. R.; MIRENDA, P. Augmentative and alternative communication: Management of severe communication disorders in children and adults. Baltimore: Paul H. Brookes, 1998.

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