Abordagem Combinada de Tratamento para Crianças com Hemiplegia
Camilla Montoril
Crianças com Paralisia Cerebral hemiplégica/hemiparética apresentam impedimentos que comprometem o uso funcional das extremidades superiores e inferiores com predomínio em um dos lados do corpo.
De acordo com alguns autores, estas crianças deambulam e são independentes nas atividades de vida diária (AVDs) por volta dos dois anos de idade ,porém em tarefas funcionais, podem apresentar estratégias compensatórias que contribuem para posturas assimétricas .
Algumas intervenções são descritas na literatura para melhorar a funcionalidade destes indivíduos.
1. Terapia por Contensão Induzida: que visa melhorar a utilização do Membro Superior mais afetado ou reduzir o não uso nestes pacientes. Um componente chave da TCI é a prática repetitiva de habilidades apropriadas para a idade da criança.
2. Treinamento intensivo bimanual (BIT): um modelo de intervenção intensiva sem contensão do membro superior menos afetado. A prática repetitiva é um elemento obrigatório e resultados demonstram melhora no desempenho bimanual.
3. Conceito Bobath Contemporâneo: uma abordagem que tem como objetivo aumentar o nível de atividade e participação com intervenção individualizada e a família como membro da equipe. Utiliza o manuseio terapêutico durante a terapia, quando necessário, para melhor alinhamento e controle postural.
CATCH : Combined Approach to Treatment for Children with Hemiplegic Cerebral Palsy
Abordagem Combinada para o Tratamento de Crianças com Hemiplegia
- combina o Conceito Bobath Contemporâneo com o TCI e Treino Bimanual
- objetiva redução das assimetrias posturais e aprimoramento da função de membros superiores e inferiores para a participação nas atividades da vida diária.
- programa de 8 dias com atividades baseadas em brincadeiras e direcionadas a objetivos para envolver membros superiores e membros inferiores mais afetados.
- Nos primeiros 5 dias as crianças usam gesso na extremidade menos afetada (TCI);
- No quinto dia, o treino bimanual é introduzido em 50% das atividades e , as crianças se envolvem em tarefas bimanuais individualizadas.
- Antes e durante de todas as atividades, o terapeuta utiliza posicionamento das mãos e/ou dicas verbais para enfatizar o alinhamento.
- No último dia do protocolo, crianças e seus responsáveis recebem programa domiciliar individualizado sobre como realizar atividades e exercícios para facilitar a manutenção de habilidades adquiridas.
Portanto, CATCH inclui:
• Prática direcionada a objetivos funcionais
• Terapia Intensiva
• Treino de habilidades unilaterais antes de atividades bimanuais
E o Conceito Bobath Contemporâneo e CATCH?
Ambos objetivam a simetria/alinhamento postural antes de iniciar o movimento, bem como durante a tarefa. O alinhamento permite melhor coordenação entre os dois lados do corpo permitindo o movimento aprimorado para a função.
De acordo com o estudo de Holland et al. 2019, onde avaliaram 10 crianças crianças com PC hemiparética , por meio do Boditrack (mapeamento pressórico) , encontraram mudanças positivas significativas em relação à simetria postural (sentados e de pé) e demonstraram simetria postural semelhante ao seus pares, mesmo após a intervenção.
Referências Bibliográficas
1) Alcântara de Torre CRM. Contemporary Bobath Concept- Looking From Backwards to Forwards. Res Pediatr Neonatol. 6(3). RPN. 000639. 2022. DOI: 10.31031/RPN.2022.06.000639
2) CATCH: An Evidence-based Intervention for Children with Hemiplegia; NDTA 2022 Virtual Annual Conference
3) Haynes MP, Phillips D. Modified constraint induced movement therapy enhanced by a neuro-development treatment-based therapeutic handling protocol: two case studies. J Pediatr Rehabil Med. 2012;5(2):117-24. doi: 10.3233/PRM-2012-0203. PMID: 22699102.
4) Holland H, Blazek K, Haynes MP, Dallman A. Improving postural symmetry: The effectiveness of the CATCH (Combined Approach to Treatment for Children with Hemiplegia) protocol. J Pediatr Rehabil Med. 2019;12(2):139-149. doi: 10.3233/PRM-180550. PMID: 31227666.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!