O Quadro de Raciocínio Clínico Bobath
autores Margaret J. Mayston, Gillian M. Saloojee e Sarah E. Foley
O Quadro de Raciocínio Clínico Bobath: Uma abordagem de ciência de sistemas para a complexidade das condições do neurodesenvolvimento, incluindo a paralisia cerebral.
A prática de desenvolvimento Bobath recomendada atualmente dentro do Quadro de Raciocínio Clínico Bobath (BCRF) pode ser conceptualizada usando a abordagem de ciência de sistemas, proporcionando assim uma perspetiva holística sobre a inter-relação e interconexão das variáveis associadas às deficiências iniciadas na infância.
O BCRF é definido como um quadro de raciocínio clínico aprofundado que pode ser aplicado para ajudar a compreender as relações entre os domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, como esses domínios podem ser influenciados e como podem ter impacto uns nos outros. O BCRF é um sistema de observação transdisciplinar e uma abordagem de raciocínio prático que resulta num plano de intervenção. Isso proporciona uma compreensão holística da complexidade das situações associadas a distúrbios como a paralisia cerebral (PC) e a base para a gestão e habilitação de pessoas que vivem com distúrbios neurológicos ao longo da vida. O raciocínio clínico usado pelo BCRF baseia-se nos importantes fatores contextuais do indivíduo e no seu ambiente social, principalmente o meio familiar. Está enraizado na compreensão das inter- relações entre o desenvolvimento típico e atípico, a fisiopatologia (sensoriomotora, cognitiva, comportamental) e a neurociência, e o impacto destas conceções de estrutura e função corporal na atividade e participação.
O modelo de ciência de sistemas integrado no BCRF é uma maneira útil de avançar na compreensão e resposta à complexidade da PC, sendo o objetivo principal otimizar a experiência de vida de qualquer indivíduo em qualquer contexto.
O que este artigo acrescenta
- A ciência de sistemas pode representar visualmente a complexidade da paralisia cerebral (PC) e a abordagem holística do Quadro de Raciocínio Clínico Bobath (BCRF).
- As relações complexas podem ser compreendidas através da ciência de sistemas, possibilitando a previsão do impacto de uma intervenção.
- O modelo de ciência de sistemas integrado ao BCRF ajuda a compreender e responder à complexidade da PC.
- O objetivo do modelo de ciência de sistemas é otimizar a experiência de vida de qualquer indivíduo em qualquer contexto.
Clique aqui para acessar e ler o artigo completo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!