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Curso Básico Pediátrico de Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath

Avaliação e tratamento de crianças com paralisia cerebral e outras desordens neuromotoras.

Esse é um curso de aprimoramento em neuropediatria que tem como principal objetivo proporcionar aos profissionais da área da habilitação e reabilitação, atuantes no campo da neuropediatria, o conteúdo teórico-prático para aprender a avaliar, planejar e tratar pacientes com paralisia cerebral e outras desordens neuromotoras, baseado no Conceito Neuroevolutivo – Bobath.

O Conceito Neuroevolutivo é uma abordagem terapêutica e de reabilitação que prioriza a resolução de problemas para avaliação e tratamento de indivíduos com distúrbio de controle postural, movimento e função, causado por uma lesão no Sistema Nervoso Central. O conceito foi baseado no trabalho de Bertha e Karel Bobath, o qual se iniciou e se desenvolveu a partir de experiências clínicas e foi baseado em modelos de controle motor e neurociência disponíveis na época (1943).

Este conceito tem evoluído desde seu início acompanhando o desenvolvimento da neurociência e das ciências do movimento (desenvolvimento, aprendizagem e controle motor) e as teorias atuais de plasticidade do sistema nervoso e sistema muscular fornecendo embasamento teórico para o modelo de prática clinica atual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO:

  • Conhecer e compreender a história e as atualidades do Conceito Bobath;
  • Estar apto a integrar os princípios da Classificação Internacional de Função, Incapacidade e Saúde (CIF) na avaliação, planejamento e tratamento de pacientes com disfunção neuromotora;
  • Aprofundar os conhecimentos do desenvolvimento motor típico e compará-lo com o desenvolvimento atípico da criança com disfunção neuromotora;
  • Atualizar os conhecimentos sobre definição e classificação de Paralisia Cerebral;
  • Analisar e facilitar o controle postural e de movimento eficientes na preparação e durante a atividade funcional;
  • Observar e analisar distúrbios de movimento e função e como influenciá-los através das estratégias de intervenção;
  • Utilizar os princípios de controle motor, aprendizado motor, plasticidade neural e plasticidade muscular na sua estratégia de tratamento, e aplicar princípios teóricos de tratamento individualizado a cada criança dentro do seu ambiente;
  • Entender a relação entre avaliação e tratamento, e complementar o processo com o uso do raciocínio clínico;
  • Desenvolver técnicas de manuseio efetivas, e incorporá-las ao ambiente apropriado, para recuperar e ou otimizar a função;
  • Mensurar o resultado obtido para reforçar a prática baseada em evidência;
  • Continuar aprendendo através de leitura crítica, auto-avaliação e discussão com outros profissionais.

TÓPICOS A SEREM DESENVOLVIDOS:

  • Introdução ao Conceito Neuroevolutivo Bobath incluindo:
  • História e atualidades;
  • Filosofia, teoria e princípios;
  • Terminologia atual.
  • Definição e classificação de paralisia cerebral;
  • Desenvolvimento sensório-motor típico e atípico de 0 a 36 meses;
  • Desenvolvimento biomecânico e cinesiológico do bebê de 0 a 12 meses;
  • Avaliação e planejamento de tratamento:
  • Modelo de aplicação prática baseado na CIF (capacidades funcionais e atividades limitadas, participação e as restrições de participação, deficiências globais, primárias e secundárias nos sistemas corporais);
  • Mensuração de resultados usando avaliações quantitativas validadas como também avaliações quantitativas e qualitativas para a tarefas funcionais estabelecidas para curto, médio e longo prazo.
  • Demonstrações de avaliação e tratamento de pacientes pelos instrutores;
  • Laboratórios de: movimento típico, facilitação de movimento, análise de atividades funcionais e manuseios entre os alunos;
  • Neurologia/Neurofisiologia aplicada ao Conceito Bobath;
  • Aspectos Ortopédicos importantes na Paralisia Cerebral;
  • Órteses de membros inferiores e superiores – tipos, indicação e contra indicações e cuidados;
  • Equipamentos e outros recursos terapêuticos: indicação e contra indicação;
  • Orientação para pais e/ou cuidadores;
  • Atendimento de pacientes pelos alunos durante todo o curso;
  • Semana de Terapia ocupacional;
  • Semana de Fonoaudiologia;

METODOLOGIA:

O conteúdo é desenvolvido através de aulas teóricas, laboratórios de movimento entre os alunos, demonstrações realizadas pelas instrutoras, apresentação e discussão de filmes feitos durante a prática com os alunos assim como o atendimento, pelos participantes, de crianças com disfunção neuromotora, entre 18 meses até 14 anos de idade.

PÚBLICO ALVO:

Destinado a Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos. Os participantes devem ter graduação completa e inscrição no respectivo conselho.

CARGA HORÁRIA:

285 horas aula (sessenta minutos)

CERTIFICAÇÃO:

Associação dos Instrutores Pediátricos do Conceito Neuroevolutivo Bobath – Brasil (AConBobath – Brasil)

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