Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
  • ”Não é um método, mas sim um conceito vivo”
    Bobaths, 1950

Associação de Instrutores Pediátricos do Conceito Bobath

A Associação é formada por instrutores que ensinam o Conceito Bobath aplicado à avaliação e tratamento de Crianças e Bebês com disfunções neuromotoras.

Foi criada em 6 de Dezembro 2014 para os fins específicos de proporcionar um fórum de interação e educação continuada de seus instrutores. Objetiva, também, a formação de futuros instrutores e formulação das Regras e Regulamentos da organização no que diz respeito ao ensino do Conceito Bobath no Brasil.

MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO

Ana Paula Martins Moreira Nogueira

Fisioterapeuta

CREFITO 3/56840-F
Instrutora de Fisioterapia - AConBobath Brasil

Cintia Lensing

Terapeuta Ocupacional

CREFITO 3/8-TO
Instrutora Sênior de Terapia Ocupacional – AConBobath Brasil

Claudia R M A de Torre

Fisioterapeuta

CREFITO 3/2316-F
Instrutora Coordenadora Sênior - AConBobath Brasil

Jaqueline Abrantes Pêgo

Fonoaudióloga

CRFa 0066 MG
Instrutora Sênior de Fonoaudiologia - AConBobath Brasil

Leila Hamra de Sá

Fonoaudióloga

CRFa 8550 SP
Instrutora de Fonoaudiologia - AConBobath Brasil

Maria Terezinha Baldessar Golineleo

Fisioterapeuta

CREFITO 2/3983-F
Instrutora Coordenadora Sênior - AConBobath Brasil

Maristela Gnecco de Proença

Fonoaudióloga

CRFa 1319 SP
Instrutora Sênior de Fonoaudiologia - AConBobath Brasil

Patrícia Pellon

Fisioterapeuta

CREFITO 2/156049-F
Instrutora de Fisioterapia - AConBobath Brasil

Regina Donnamaria Morais

Fonoaudióloga

CRFa 4292 SP
Instrutora Sênior de Fonoaudiologia - AConBobath Brasil

Teresinha F. de Almeida Prado

Terapeuta Ocupacional

CREFITO 3/526-TO
Instrutora Sênior de Terapia Ocupacional- AConBobath Brasil

VISÃO

Em todo o Brasil, as crianças e os bebês com disfunção neuromotora terão a garantia de serviços de uma equipe transdisciplinar/interdisciplinar treinada em habitação e reabilitação neurológica baseada no Conceito Bobath. Além disso, ela irá priorizar o desenvolvimento do raciocínio para a prática centrada em evidência e conhecimentos atuais da neurociência.

MISSÃO

1) Organizar e executar cursos em todo o país para treinar fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e médicos na avaliação e tratamento de Crianças e Bebês com sequela de lesões do sistema nervoso central.

2) Garantir que o ensino e a prática clínica sejam fundamentados e reflitam o entendimento atual do controle motor, neural, plasticidade muscular, aprendizagem motora e biomecânica, integrado ao Conceito Bobath.

3) Reconhecer a importância da prática baseada em evidências e avaliar criticamente a literatura, a fim de implementar essa prática.

4) Aspirar a melhoria de padrões de especialização clínica e transmitir seus conhecimentos e habilidades.

5) Desempenhar um papel ativo na formação de novos instrutores.

6) Conscientizar sobre necessidade de investigação seguindo os pressupostos teóricos e os resultados clínicos de tratamento e compromisso em publicar suas descobertas.

7) Desempenhar o seu papel na educação e orientação do paciente, da família e outros cuidadores.

8) Promover em todos os momentos a visão, missão e objetivos da Associação em sua prática clínica e de ensino, bem como na interação com outros profissionais, com organizações nacionais e internacionais e com o público.

VALORES

1) Transparência, compromisso e respeito social e institucional;

2) Respeito aos valores sociais vigentes – agindo na defesa da equidade e integridade das pessoas e da natureza, observando o regramento nacional e internacional desenhado nas convenções, normas, leis e procedimentos de conduta;

3) Compartilhamento de conhecimento a partir da oferta de educação continuada de forma a possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento específico ofertado pelos profissionais ligados a AConBobath – Brasil;

4) Respeito a todos os atores envolvidos no processo de construção e difusão do conhecimento, bem como dos atores sociais alvo dos profissionais ligados a AConBobath- Brasil;

5) Respeito pelo Estado de Direito e o reconhecimento de que a AConBobath-Brasil e seus integrantes, no escopo de suas atividades, não violam a sociedade e seus atores, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que compõem a vida social.

O casal Bobath

O conceito Bobath foi criado e desenvolvido no início dos anos 1940 pelo Dr. Karel Bobath (Psiquiatra-Neurofisiologista) e Berta Busse Bobath (Fisioterapeuta).

Karel publicou o livro Base Neurofisiológica para o Tratamento da Paralisia Cerebral (Neurophysiological Basis for the Treatment of Cerebral Palsy) que deu o embasamento científico para o conceito da terapia neuroevolutiva desenvolvida por Berta Bobath. Em 1944 ele foi apontado como diretor da Unidade de Paralisia Cerebral do Harperbury Hospital, onde continuou seus estudos sobre o Conceito Neuroevolutivo e sua aplicação com indivíduos com lesões neurológicas.

Em 1965 Berta Bobath publicou seu primeiro livro, Atividade Postural Reflexa Anormal Causada por Lesões Cerebrais (Abnormal Postural Reflex Activity Caused by Brain Lesions). Em 1975 recebeu a Ordem ao Mérito da República Alemã e o MBE em 1978. Em 1981 a Universidade de Boston concedeu-lhe o doutorado honoris-cause.

Ambos dividiam um profundo interesse para compreender os problemas dos adultos e crianças com deficiências neurológicas e exploraram como a terapia desenvolvida por Berta poderia fazer a diferença na habilidade para movimentarem-se. Os dois foram os primeiros a receberem o Harding Award pelo trabalho na reabilitação de indivíduos com deficiências.

CERTIFICADOS

Lista de todos os alunos certificados
pela Associação de Instrutores Pediátricos do Conceito Bobath.

REGULAMENTAÇÃO DOS CURSOS

Entenda os critérios para receber o certificado do curso de Bobath da Associação.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.